top of page
Search
  • afneprojetos

Saúde da capital promove Avança Saúde – Hipertensão e Diabetes

Updated: May 8, 2023




A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado (6), o Avança Saúde – Hipertensão e Diabetes em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista, que estarão abertas das 8h às 17h.


Essa edição do programa acontecerá em formato de estações, distribuídas da seguinte maneira: acolhimento pela equipe de enfermagem, com medição da pressão arterial (PA) e do índice de massa corporal (IMC), e busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios e de diabetes, doença falciforme e saúde da mulher; avaliação de risco cardiovascular e do pé diabético; avaliação multidimensional da pessoa idosa (Ampi); consulta médica; orientação farmacêutica; equipe multiprofissional com ações educativas, como alimentação saudável, prevenção de quedas e outros; atividade física e práticas integrativas complementares (Pics); e avaliação de saúde bucal para lesões malignas.


“As ações realizadas durante o Avança Saúde têm um alcance muito significativo, amplia o número de atendimentos e resulta em cuidado, prevenção e promoção aos mais diferentes públicos. Neste sábado, nossas unidades estarão prontas para receber mais essa edição do programa ampliando a oferta dos nossos serviços e o acesso dos pacientes ao cuidado continuado dentro das UBSs”, declarou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.


Em 2022 foram realizados 708 mil atendimentos nas edições do Avança Saúde, como o Hipertensão e Diabetes, Auditiva, Espirometria, Criança e Adolescente, Saúde Bucal – Próteses, Exames e Cirurgia, Território Inclusivo, além do Avança Saúde Mulher, que já teve uma edição também no dia 11 de março deste ano com mais de 33 mil avaliações.


De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, as edições do Avança Saúde foram criadas também como uma estratégia dentro do esforço da gestão municipal para intensificação assistencial à saúde da população pós-Covid-19.


Para mais informações sobre a iniciativa, os munícipes podem encontrar a UBS mais próxima de sua residência por meio da plataforma "Busca Saúde", disponível no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

16 views0 comments
bottom of page