top of page
Search
  • afneprojetos

Dia do(a) Farmacêutico(a)



20 de janeiro - Dia do(a) Farmacêutico(a)


No dia 20 de janeiro, celebramos todos aqueles que dedicam suas vidas à saúde e ao bem-estar da sociedade, especialmente os que atuam nas unidades gerenciadas pela AFNE. Queremos agradecer a todos esses profissionais por seu compromisso contínuo em melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Vocês são aqueles que cuidam de nós, orientando-nos sobre os medicamentos corretos, seu uso adequado e seus possíveis efeitos colaterais. Para celebrar toda a sua dedicação, compaixão e profissionalismo, escolhemos uma de nossas colaboradoras para representar toda a categoria. Joseane Silveira Vomero atua na UBS Nossa Senhora do Brasil, na região central de São Paulo.


Confira a entrevista completa: 


1 - Nos conte um pouco sobre a sua rotina de trabalho. Como é trabalhar como farmacêutica na UBS Nossa Senhora do Brasil? 

Atuar em uma Unidade Básica de Saúde em um município com dimensões continentais é um desafio diário. A unidade está repleta de diferenças, inspirações e dificuldades, o que me encarrega de dar o meu melhor todos os dias. Estar como farmacêutica na UBS Nossa Senhora do Brasil me proporciona a oportunidade de aprender e aprimorar habilidades, realizar trocas diárias, mediar conflitos, gerir equipe e uma área de extrema criticidade. Além disso, é necessário se manter sempre atualizada com as regulações e protocolos vigentes. E o mais importante, essa experiência me ajuda no meu desenvolvimento pessoal. 


2 - O que te motiva todos os dias ao acordar, levantar e ir trabalhar? 

Minha família, minha equipe da farmácia, a oportunidade de desempenhar a profissão que escolhi e ali poder aprender e desenvolver a técnica e a criticidade necessárias para a evolução da carreira, e, acima de tudo, o meu enorme senso de responsabilidade. 


3 - Como você se vê daqui a 5 anos? Quais os seus planos na área profissional?

Estudando e aprimorando habilidades e novos olhares, busco colocação em gestão técnica para além da área farmacêutica e sou uma entusiasta da área regulatória. 


4 - Cite algum episódio no seu trabalho que tenha sido motivo de orgulho para você ou para os seus colegas. Por exemplo, participar de alguma oficina ou treinamento. 

Não se trata de um episódio pontual. Poder assistir e participar do crescimento da Assistência Farmacêutica no município de São Paulo é algo muito valoroso para uma farmacêutica. Em 2010, quando ingressei na Saúde Pública municipal, éramos um segmento bastante embrionário. Sabíamos da importância e do potencial ganho para o município e para a população, porém existiam e ainda existem muitos entraves pelo caminho. Independente dos percursos e de tudo que almejamos, chegar em 2024 com este volume e crescente relevância profissional é um orgulho para a categoria. 


5 - Compartilhe com a gente alguma situação ou momento da sua vida particular que possa inspirar outras pessoas. Por exemplo, um trabalho voluntário ou algo que você goste muito de fazer. 

Desempenhar múltiplas tarefas, tudo junto e misturado e "dar conta": ser mulher, esposa, mãe, profissional, ter família, ter amigos, ter autocuidado, gerir uma casa, estudar, ter lazer, ter ócio, ser "maetorista", reuniões de escola, de trabalho, de condomínio e ainda me vejo inventando mais afazeres para um dia que poderia ter 50 horas. Tudo isso já me fez ser inspiração e me convencer disso. Hoje, meu objetivo é inspirar as pessoas a dar conta do possível e ter saúde física e mental. 


6 - Deixe uma mensagem final para os seus colegas de trabalho de profissão.

Uma mensagem atemporal que cabe perfeitamente ao exercício profissional de todos os Farmacêuticos: "O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo." (Adaptação do livro "Considerando todas as coisas" de G. K. Chesterton) 



49 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page