top of page
Search
  • afneprojetos

Dia do(a) Fonoaudiólogo(a)




Entrevista Fonoaudióloga Virgínia Alves de Azevedo


Para homenagear essa categoria tão importante, convidamos a Virgínia Alves de Azevedo para um bate-papo especial. Ela atua como fonoaudióloga no Centro de Referência de Atenção à Saúde das Pessoas Transexuais e Travestis (CR POP TT), localizado na região central de São Paulo.


Confira: 


1 - Nos conte um pouco sobre a sua rotina de trabalho. Como é trabalhar como fonoaudióloga no CR POP TT? 

Trabalhar como fonoaudióloga no CR POP TT é uma experiência única e extremamente motivadora, que me mobiliza profissionalmente e como pessoa, entendendo a diversidade de individualidades e respeitando a autenticidade de cada um. Isso se reflete nos atendimentos individuais, nos grupos terapêuticos e nos demais espaços de socialização. 


2 - O que te motiva todos os dias ao acordar, levantar e ir trabalhar? 

A compreensão do impacto que a intervenção fonoaudiológica tem na comunicação da população transsexual e travesti, promovendo maior qualidade de vida e desenvolvimento tanto pessoal, profissional quanto social. Entendendo que se trata de pessoas que estão à margem da sociedade, promovemos e incentivamos que o diálogo entre pares aconteça e assim fomentamos novas referências para essas pessoas. 


3 - Como você se vê daqui a 5 anos? Quais os seus planos na área profissional? 

Ao iniciar minha vida profissional, percebi que gostava de trabalhar com os mais diversos corpos e estar na assistência. Entretanto, trabalhar no CR POP TT potencializou meu panorama do impacto que promovemos na vida das pessoas. A médio e longo prazo, penso em atuar para além dos consultórios, disseminando conhecimento sobre a vivência e especificidades dessa população e realizando interlocução entre a rede. 


4 - Cite algum episódio no seu trabalho que tenha sido motivo de orgulho para você ou para os seus colegas. Por exemplo, participar de alguma oficina ou treinamento. 

Atualmente, o maior orgulho que tenho neste serviço são os grupos e espaços de convivência para mulheres trans e travestis, além do grupo de pais e adolescentes. Ambos os grupos promovem aprimoramento nas habilidades comunicativas e sociais, além do empoderamento e conhecimento sobre suas transcestralidades. 


5 - Compartilhe conosco alguma situação ou momento da sua vida particular que possa inspirar outras pessoas. Por exemplo, um trabalho voluntário ou algo que você goste muito de fazer. 

Neste momento, conciliar minha vida profissional, a tarefa de ser mãe e ser uma mulher preta me motiva a fortalecer e empoderar outros corpos. Apesar dos obstáculos e de sermos vistos de formas pejorativas, existe a possibilidade de conquistarmos lugares de ascensão e autonomia através do autoconhecimento. 


6 - Deixe uma mensagem final para os seus colegas de trabalho da profissão.

A fonoaudiologia é uma profissão ampla, singular e linda que viabiliza as mais diversas atuações através de um poder único: promover a comunicação. O fonoaudiólogo consegue tocar na vida de outros seres para melhorar os relacionamentos, permutar ideias, informações e sentimentos. Parabéns para nós, que proporcionamos autonomia, segurança, independência, troca e bem-estar


53 views0 comments
bottom of page