top of page
Search
  • afneprojetos

29 de Janeiro Dia Nacional da Visibilidade Trans



O Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, tem como objetivo ressaltar a importância da diversidade e a necessidade de respeito para a população trans, que envolvem travestis, transexuais e transgêneros.


A AFNE, com o intuito de adequação constante em todos seus processos para deixar suas unidades mais acolhedoras e verdadeiramente inclusivas, substituirá toda a documentação interna das unidades com a nomenclatura "Saúde da Mulher" por "Saúde Ginecológica". Isso é uma medida que amplia acesso, diminui a violência e o constrangimento, além de incluir homens trans, pessoas não binárias com vagina e mais identidades de gênero presentes na diversidade dentro de pautas como rastreamento oncológico e anticoncepção.


“As UBS (Unidades Básicas de Saúde) Santa Cecília e República são os maiores serviços da Rede Sampa Trans e já utilizam isso em suas rotinas. A ideia é que todas as UBS do Centro sejam incluídas na Rede Sampa Trans até julho”, afirma João Paulo Tavares Ferreira, Gerente Médico de Atenção Básica, Atenção Secundária e Saúde Mental da AFNE.


Já nas AMA (Assistência Médica Ambulatorial) será inaugurado pelo Serviço Social um fluxo para reinserção da população na rede assistencial. “As três AMA são muito procuradas por pessoas trans em situações agudas e motivadas pela violência. A ideia é que essas pessoas passem pelos assistentes sociais, que devem orientá-las acerca da existência da Rede Sampa Trans e fornecimento dos endereços para agendamento de consultas”, conclui João.


Além disso, o Nudhes (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, disponibilizou testes salivares de HIV gratuitos que serão disponibilizados em 5 unidades assistenciais (UBSs Santa Cecília e República e AMA Boracea, Complexo Prates e Sé).


Saindo do espectro assistencial, na própria sede que engloba setores mais administrativos, a AFNE substituiu as placas dos banheiros, antigamente separados por sexo, por “banheiro social” e, no site oficial (www.afne.org.br), foi atualizada a missão da associação englobando a promoção de saúde para pessoas de forma geral, sem distinção de raça, cor, orientação sexual ou qualquer outra questão.

277 views0 comments
bottom of page