top of page
Search
  • afneprojetos

27 de julho - Dia do(a) Pediatra




A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exige maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Para ser um bom médico, é fundamental um investimento constante em aperfeiçoamento e atualizações. Hoje, 27 de julho, é uma data especial no calendário de saúde, pois celebra-se o Dia do (a) Pediatra.


Responsável por cuidar e promover saúde na primeira infância - de bebês, crianças e adolescentes - fornecendo suporte e indicações adequadas com objetivo de prevenção, melhoria ou até mesmo cura de doenças, proporcionando mais qualidade de vida aos pequenos, esses profissionais são fundamentais para a população.


A AFNE conta com 39 pediatras que trabalham de acordo com os princípios e diretrizes do SUS nas respectivas unidades localizadas na região central de São Paulo: AMA Sé, AMA Boracea, CAPS IJ Amorzeira, UBS Cambuci, UBS Humaitá, UBS NS Brasil e PSM Barra Funda.


Confira abaixo entrevista realizada com Heloisa de Moura Azevedo Tuma Farah Ambrogini, pediatra da UBS Nossa Senhora do Brasil: Nos conte um pouco sobre a sua rotina de trabalho. Como é trabalhar como pediatra para a AFNE. Resposta: Chego sempre cedinho na UBS, não gosto de atrasar! Tento tirar todas as dúvidas e responder os questionamentos na consulta. Gosto muito do meu ambiente de trabalho.


O que te motiva todos os dias ao acordar, levantar e ir trabalhar?


Resposta: Conhecer um pouco cada família, criar vínculo e ver as crianças crescendo. Cada sorriso dos pais ou das crianças é a maior alegria de saber que estou no caminho certo.


Como você se vê daqui a 5 anos? Quais os seus planos na área profissional?


Resposta: Me vejo trabalhando com alegria.


Cite algum episódio no seu trabalho que tenha sido motivo de orgulho para você ou para os seus colegas.


Resposta: Existem dois episódios que me orgulham bastante. Eu atendia uma bebê síndrome de down com mal formação cardíaca que não ganhava peso e acompanhava com cardiopediatra fazendo uso de medicamentos, mas nada melhorava a situação. Com cinco meses ela ainda pesava igual um bebê de um mês. Consegui pedir urgência para cirurgia cardíaca na regulação e na semana seguinte foi operada no Incor. Hoje, está com 4 anos e saudável.


No ano passado, atendi uma recém nascida que na primeira consulta com uma semana de vida, a diagnostiquei com sopro cardíaco. Encaminhei pra cardiologia pediátrica, solicitei ecocardiograma. Vi que era caso cirúrgico. Passei meses tentando uma vaga de cirurgia. Com quase 1 ano de idade ela conseguiu uma vaga no Incor e foi operada com urgência. Após a cirurgia, a bebê começou a ganhar peso e desenvolver a parte motora. Hoje ela está com um ano e três meses.



Compartilhe com a gente alguma situação ou momento da sua vida particular que possa inspirar outras pessoas. Por exemplo, um trabalho voluntário ou algo que você goste muito de fazer.


Resposta: Minha maior inspiração são meus filhos. Tudo o que faço é por eles.


Deixe uma mensagem final para os seus colegas de trabalho de profissão.


Resposta: O que mais importa é trabalhar com amor. Atender com um sorriso no rosto e valorizar cada consulta.


Nesta data, a Associação os parabenizam por todos pediatras pelo lindo trabalho realizado.


9 views0 comments
bottom of page