top of page
Search
  • afneprojetos

21 de junho – Dia Nacional do Controle da Asma

Hoje, 21 de junho, temos o início do inverno e, na mesma ocasião, é divulgado no Calendário de Saúde o Dia Nacional do Controle da Asma. Definida pelo Ministério da Saúde, essa data merece atenção, sobretudo durante a pandemia, já que a asma é um fator de risco comprovado quando falamos sobre o vírus Covid-19.



De acordo com o Relatório Global de ASMA 2018 – Global Asthma Report, estima-se que a doença afeta até 339 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), no Brasil, a prevalência de asma é de 20% entre os adolescentes.


Causas:

A causa exata da asma ainda não é conhecida. Acredita-se que é causada por um conjunto de fatores, principalmente e ambientais. Vários fatores podem desencadear ou agravar a asma, tais como: alérgicos, infecção respiratória viral, agentes irritantes, variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos; etc.


Tratamento: O tratamento da asma é um programa de parceria entre médico, paciente e familiares, com foco na orientação e identificação dos fatores desencadeantes e agravantes, especialmente no ambiente domiciliar. A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: 1- Medicação chamada controladora ou de manutenção, para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e 2- Medicação de alívio ou de resgate, para aliviar os sintomas quando houver piora da asma.

Medidas simples de controle ambiental são fundamentais para diminuir o contato com os ácaros e com o pó doméstico:

– Deixar o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado; – A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que tenha o filtro HEPA) e pano úmido, sem produtos com cheiro forte; – Não usar vassouras, pois espalham a poeira fina, que ficará em suspensão e voltará a se depositar; – Retirar tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, enfim, tudo que facilite o acumulo de pó; – Encapar colchões e travesseiros com tecido específico, para criar uma barreira física contra o ácaro; – Evitar animais dentro de casa.


Fontes: Relatório Global de ASMA 2018 – Global Asthma Report Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) Associação Brasileira de Asmáticos – São Paulo Unafisco Saúde



4 views0 comments
bottom of page