top of page
Search
  • afneprojetos

20 de março - Dia Mundial da Saúde Bucal

O

O Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado em 20 de março. A data foi criada pela Federação Dentária Internacional (FDI) para conscientizar a população da importância da saúde bucal para o bem-estar geral. Os cuidados odontológicos são necessários para prevenir infecções e o agravo de doenças, como doenças autoimunes, diabetes e anemia.


Por isso, a cidade de São Paulo inaugurou no final de dezembro de 2022 o Centro de Cuidados Odontológicos, que até o momento, já realizou mais de 16 mil atendimentos. O equipamento está localizado na Rua Jaraguá, número 866, e é gerenciado pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), organização social que administra equipamentos e serviços de saúde na região central de São Paulo a partir de contrato firmado com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.


A unidade está preparada para diversos tipos de complexidades e conta com 20 cadeiras disponíveis, sendo metade para atenção básica e outra metade para atendimentos especializados – cinco direcionadas para prótese dentária, três para cirurgia oral menor e duas cadeiras para ortodontia. O horário de funcionamento é 07h às 22h durante a semana e, aos sábados, das 07h às 19h.


“O nosso serviço é uma novidade no Brasil, somos pioneiros. Dessa forma, nosso objetivo é garantir um atendimento acolhedor e de excelência, preparado para atender todas as pessoas e suas diferentes necessidades, servindo de exemplo para os futuros serviços voltados para a saúde bucal.”, afirma o Dr. João Tavares, gerente médico de atenção básica, atenção especializada e saúde mental.


Como chegar até o Centro de Cuidados Odontológicos

O CCO funciona a partir de encaminhamento. É necessário buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer uma solicitação para ser referenciado. A princípio, o equipamento faz o atendimento básico apenas para moradores da região do centro de São Paulo. No entanto, para os tratamentos especializados, o equipamento atende toda a região metropolitana. Além disso, durante os horários de funcionamento, o equipamento atende casos de urgência e emergência, sem necessidade de agendamento.

A unidade de saúde também faz atendimentos aos moradores em situação de vulnerabilidade da região. Desde a inauguração, realizaram a triagem de pacientes em 29 espaços coletivos do centro, que incluem hotéis e residências sociais, CAPSs, SIATs, entre outros. Com as abordagens, conseguiram triar mais de 500 pessoas.

5 views0 comments
bottom of page