top of page
Search
  • afneprojetos

12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


O dia 12 de junho é marcado como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma data para lembrar da importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes e combater essa prática ilegal. Infelizmente, ainda existem muitas crianças no mundo que são submetidas a trabalhos pesados, perigosos e insalubres, em condições precárias e sem acesso à educação.


Diante desse cenário, é fundamental que a sociedade esteja atenta e engajada na luta contra o trabalho infantil. Existem diversas formas de proteger os direitos das crianças e adolescentes e combater essa prática ilegal. Algumas delas são:


  • Fortalecer a fiscalização: É importante que órgãos responsáveis, como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, exerçam sua função de fiscalização e punição aos responsáveis pelo trabalho infantil. A fiscalização deve ser intensificada em áreas de risco, como no meio rural e em fábricas têxteis.


  • Oferecer educação de qualidade: Uma das formas mais efetivas de combater o trabalho infantil é garantir o acesso à educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes. Quando as crianças têm acesso à educação, elas podem desenvolver suas habilidades e competências, além de terem mais oportunidades no futuro.


  • Investir em políticas públicas: O Estado deve investir em políticas públicas que promovam o desenvolvimento social e econômico das regiões mais vulneráveis, criando oportunidades de trabalho para os adultos e reduzindo a necessidade de trabalho infantil.


O combate ao trabalho infantil é uma responsabilidade de toda a sociedade. Devemos nos unir nessa luta e proteger os direitos das crianças e adolescentes, garantindo um futuro digno e sem violações dos seus direitos.


Como denunciar?

Denunciar casos de trabalho infantil é muito importante para proteger os direitos das crianças e adolescentes e garantir um futuro melhor para elas. Existem diferentes formas de denunciar, dependendo da situação:


  • Disque 100: Esse é um canal de denúncia nacional, que recebe queixas de violações de direitos humanos, inclusive trabalho infantil. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular.


  • Ministério Público do Trabalho (MPT): O MPT tem a função de investigar e punir empresas que exploram o trabalho infantil. Você pode entrar em contato com o MPT da sua região e fazer uma denúncia.


  • Conselho Tutelar: O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Se você souber de algum caso de trabalho infantil na sua comunidade, pode procurar o Conselho Tutelar mais próximo e fazer uma denúncia.


  • Polícia Militar: Em casos mais urgentes ou extremos, como trabalho escravo ou tráfico de crianças, você pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.



27 views0 comments
bottom of page