top of page
Search
  • afneprojetos

05 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos




No dia 05 de maio, celebra-se o Dia Mundial de Higiene das Mãos no calendário de saúde. Nesta data, em todo o mundo, campanhas de incentivo são divulgadas principalmente aos serviços de saúde. O objetivo desse movimento é aumentar a adesão da higiene das mãos, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de possíveis infecções.


Criada pela Organização das Nações Unidades, anualmente esse dia tem um tema. Neste ano, o tema é “juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade”.


Prevenir uma infecção e sua propagação pode ter enormes benefícios para o ser humano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higiene das mãos deve ser realizada:


- Antes de tocar o paciente;

- Antes da realização de procedimento limpo/asséptico;

- Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;

- Após tocar o paciente;

- Após tocar superfícies próximas ao paciente.

A AFNE, preocupada com a saúde de seus colaboradores e pacientes atendidos em nossos serviços de saúde, adere à campanha e a incentiva para todos colaboradores.


15 views0 comments
bottom of page