top of page
Search
  • afneprojetos

05 de fevereiro - Dia Nacional da Mamografia.






Hoje, 05 de fevereiro, é o Dia Nacional da Mamografia.


No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em pessoas com mamas com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.


Confira a importância da mamografia na descoberta do câncer de mama, quais procedimentos para fazer mamografia pelo SUS, como fazer o autoexame e qual o tratamento. 05 de fevereiro - Dia Nacional da Mamografia Essa data tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas. Esse procedimento salva vidas e é capaz de identificar alterações suspeitas, que podem resultar em câncer ou outras complicações. Como Fazer a mamografia pelo SUS: O fluxo de acesso é como qualquer outro e se da obrigatoriamente pela Atenção Básica, através das UBS, em consultas com enfermeiros, médicos generalistas e/ou ginecologistas. Os critérios de solicitação do exame são definidos pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


A análise do resultado também compete ao médico da UBS, que direciona a pessoa para o(a) médico mastologista, em nível de Atenção Especializada, para aprofundamento propedêutico e/ou seguimento de casos mais complexos. Situações definidas como câncer seguem do médico mastologista para os serviços de oncologia, geralmente hospitalares.


Mulheres trans são submetidas ao exame a depender de critérios que envolvem processos hormonais e cirúrgicos para afirmação de gênero. Homens trans e demais pessoas com mama seguem protocolos clínicos análogos aos das mulheres cis e a mastesctomia para afirmação de gênero é oferecida no SUS, com acesso, em São Paulo, pela Rede Sampa Trans. Como fazer o autoexame da mamografia: - Fique em pé (pode ser durante o banho); - Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça; - Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda; - Divida o seio em faixas e análise devagar cada uma dessas faixas. … - Sinta a mama; - Faça movimentos circulares, de cima para baixo; - Repita os movimentos na outra mama.


É importante que a pessoa com mama conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração. Em caso de mudança, procure o equipamento de saúde mais próximo.


Importante: o autoexame não elimina a necessidade da mamografia! É de extrema importância ressaltar que o autoexame ajuda, mas não elimina a necessidade de fazer o exame tradicional com um profissional da área capacitado. O autoexame não é capaz de identificar lesões muito pequenas que podem se tornar malignas no futuro.


Tratamento:

O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, as características biológicas do tumor e as condições da (o) usuária (o) (idade, doenças preexistentes, etc).

Mas, no contexto geral, o tratamento do câncer de mama podem ser dividido em:

  • Tratamento local: cirurgia e radioterapia;

  • Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.


26 views0 comments
bottom of page