top of page
Search
  • afneprojetos

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial




O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado no final de abril. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e consequências da hipertensão arterial, uma doença que atinge um grande número de pessoas no Brasil e no mundo. Para a prevenção e tratamento adequado, a AME Santa Cecília, unidade administrada pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), possui atendimento especializado para esses pacientes.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição em que a pressão sanguínea nas artérias está constantemente elevada. Essa condição pode levar a uma série de complicações de saúde e lesionar órgãos alvo, como doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e até perda de visão.

De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, o diagnóstico médico de hipertensão aumentou em 3,7% nos últimos 15 anos no Brasil, passando de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021. O relatório também aponta um aumento na prevalência da doença entre os homens, com uma variação de 5,9% para mais. Além disso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, afirma que aproximadamente 30% dos adultos brasileiros sofrem de hipertensão, sendo que apenas 20% desses indivíduos estão recebendo o tratamento adequado.

Segundo o cardiologista e especialista em hipertensão arterial da AME Santa Cecília, o Dr. Patrício Zadik, a prevenção é essencial para evitar as complicações da doença. "A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e que muitas vezes não apresenta sintomas. Por isso, é importante realizar exames de rotina nas UBSs e manter hábitos de vida saudáveis, como uma dieta com baixo consumo de sódio e a prática regular de atividade física", afirma o médico.

Prevenção da hipertensão

Além de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas e exercícios, a prevenção da hipertensão arterial também inclui o controle do estresse, a redução do consumo de álcool e tabaco e o monitoramento regular da pressão arterial. Em caso de diagnóstico de hipertensão, é fundamental seguir o tratamento prescrito pelo médico especialista, manter um estilo de vida saudável e monitorar os órgãos que podem ser afetados, como o cérebro e o coração.

Convivendo com a hipertensão

O tratamento completo é, no geral, administrado por um médico clínico nas próprias UBSs. No entanto, para estabelecer a terapia adequada para cada pessoa e garantir que a necessidade de mudança de hábitos seja compreendida, o paciente pode ser encaminhado para a unidade especializada. Após receber alta do AME, a pessoa é encaminhada novamente para a UBS para dar continuidade a esse tratamento.

Conviver com a hipertensão arterial pode ser desafiador, mas é possível manter uma boa qualidade de vida com o devido tratamento e cuidados. Por isso, importante seguir as orientações de um médico especialista, manter um estilo de vida saudável, monitorar regularmente a saúde e estar atento a possíveis sintomas de complicações.


13 views0 comments
bottom of page