top of page
Search
  • afneprojetos

AFNE parabeniza o SUS pelo seu aniversário de 32 anos!


Considerada a principal porta para a assistência médica pública no Brasil e no mundo, o Sistema Único de Saúde atende mais de 150 milhões de pessoas de forma democrática. Hoje, 19 de setembro, o SUS completa 32 anos de lutas e conquistas e merece destaque!


Vale lembrar também que a rede do SUS é ampla e abrange, além da assistência médica, também a atenção primária, média e de alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, hospitalar, ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.


De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 71,1% da população foi a estabelecimentos públicos de saúde para serem atendidos. Deste total, 47,9% aponta as Unidades Básicas de Saúde como sua principal porta de entrada aos serviços. Os dados também mostram que as políticas públicas cumprem papel fundamental no acesso a medicamentos. Do total de entrevistados, 33,2% conseguiram pelo menos um dos medicamentos no SUS. Esses dados comprovam a importância e representatividade desse sistema para os cidadãos. Sendo assim, a AFNE não poderia deixar de parabenizar o SUS nessa data especial, pois a associação trabalha de acordo com suas diretrizes, sendo uma organização social responsável pelo gerenciamento e execução de mais de 40 serviços de saúde pública em unidades da região central da capital paulista e no Rio de Janeiro, no município de Campos dos Goytacazes. A partir de contrato firmado com a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde janeiro de 2022, a AFNE realizou mais de 2 milhões de atendimentos em unidades e serviços de saúde pública, com equipamentos que vão da Atenção Básica à especialidades de urgência e emergência.


18 views0 comments
bottom of page