top of page
Search
  • afneprojetos

28 de abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho





Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Essa data é marcada pela campanha internacional (Abril Verde) que discute a importância da prevenção de acidentes profissionais. Com objetivo do estímulo à cultura de prevenção, mensuração de riscos e engajamento a respeito da saúde e segurança no ambiente de trabalho, essa campanha proporciona para os colaboradores mais segurança para execução de suas tarefas.


No 1º trimestre de 2023, com um universo de mais de 5.000 colaboradores, a associação teve apenas 76 acidentes, sendo em sua grande maioria, acidentes comuns, de menor risco.


Confira abaixo entrevista realizada com Leandro Sartori, Supervisor de Segurança de Trabalho da AFNE:


1 - O que vem sendo feito para a diminuição dos acidentes de trabalho na AFNE? Na contratação de novos colaboradores é realizada a integração, sendo a primeira ação da segurança na conscientização da prevenção de acidentes.


Periodicamente são realizadas inspeções de segurança em todas as unidades, com o objetivo de identificar condições inseguras e atendimento das normas de segurança, sendo gerado um relatório e encaminhado para cada gerência de unidade com as recomendações de prevenção de acidentes. Além disso, a equipe de segurança do trabalho está alinhando com cada gerente/responsável pela unidade o treinamento da NR-32 (estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde) que até o fim de semestre pretendemos realizar.


2 - Quantos colaboradores pertencem à CIPA? Nosso quadro de CIPEIROS é de 141 representantes


3 - Cada unidade de saúde possui pelo menos um representante da CIPA?

Trabalhamos para que isso aconteça, mesmo com a mudança e transferência de colaboradores.

4 - Qual o último treinamento feito pela CIPA? Nesse evento, quantos colaboradores estiveram presentes e quais assuntos foram debatidos. Mensalmente a CIPA realiza reuniões onde são discutidos assuntos pertinentes à prevenção de acidentes. A CIPA de cada unidade tem autonomia para conduzir as reuniões e as ações de prevenção, dessa forma não utilizamos um padrão.


5 - No dia a dia, como são passados os ensinamentos da CIPA para os colaboradores?

Os CIPEIROS têm a autonomia para orientar e corrigir situações que possibilitem acidentes em qualquer momento.


6 - No meio do ano teremos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Vocês já tem uma data de início? O que ocorrerá nesta semana, qual o objetivo das ações e quem participará? A SIPAT tem como objetivo a prevenção de acidentes, sendo aberto para todos os colaboradores e prestadores. Os temas são diversos, como qualidade de vida e prevenção. A SIPAT está sendo feita de forma autônoma, ou seja, cada unidade desenvolverá a sua, sempre acompanhada pelo Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e no período de mandato da CIPA.




23 views0 comments
bottom of page