top of page
Search
  • afneprojetos

27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer



Hoje, 27 de novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença à sociedade, principalmente com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, pois quanto mais precocemente descoberta, maiores são as chances de cura da enfermidade.


Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer. Nem todos ocorrem na população com a mesma frequência. Entre os mais encontrados em nosso país, podemos citar o de próstata, mama, cólon e reto, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, esôfago, leucemia, tireoide, do sistema nervoso central, bexiga, laringe, ovário, pele, etc.


“A hipótese diagnóstica de câncer sempre é levantada pela Atenção Básica e, nesses casos, existem os protocolos para regulação aos exames diagnósticos a partir das UBS e, também, para agendamento de consulta com médicos oncologistas a partir do resultado positivo . Com o diagnóstico bem estabelecido, a consulta costuma ser agendada em menos de 24 horas”, afirma João Paulo Tavares, Gerente Médico da AFNE.

Saiba mais sobre prevenção, fatores de risco, sintomas e tratamentos mais comuns: Prevenção: - Ter uma alimentação saudável;

- Manter o peso corporal adequado;

- Praticar atividades físicas;

- Não fumar;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. - Radiação solar - Uso de certos medicamentos


Fatores de Risco:

- Histórico familiar da doença;

- Fatores hormonais e ambientais;

- Hábitos alimentares ruins (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas);

- Sedentarismo;

- Excesso de peso;

- Idade avançada (acima de 50 anos).


Sintomas:

Como existem diversos tipos de câncer, os sintomas podem variar muito, mas os mais comuns são: - Perda de peso inexplicável

- Fadiga

- Suores noturnos

- Perda de apetite

- Dor nova e persistente

- Enjoos e vômitos frequentes

- Sangue na urina

- Sangue nas fezes (visível ou detectável através de testes específicos)

- Alteração recente dos hábitos intestinais (constipação ou diarreia).

- Febre recorrente

- Tosse crônica

- Ferida que não cicatriza

- Crescimento ou mancha na pele que cresce ou muda de aparência



Tratamento: Vale ressaltar novamente a importância do diagnóstico precoce, mas entre as medidas adotadas após a descoberta dessa doença, destacam-se a radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia, etc.


20 views0 comments
bottom of page