top of page
Search
  • afneprojetos

25 de setembro - Dia Nacional do Trânsito


É comum ouvir na mídia algumas notícias alertando que acidentes de trânsito aumentam constantemente no Brasil. Inclusive, segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito, a cidade de São Paulo, por exemplo, tem um dos trânsitos mais movimentados do mundo, que mata duas pessoas por dia.


Por conta disso, diversas campanhas são realizadas com objetivo de conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter no trânsito. É o caso do Dia Nacional do Trânsito, que é divulgado hoje, 25 de setembro.


A AFNE gerencia unidades e serviços de saúde na região central de São Paulo que oferecem atendimento a acidentados de trânsito que acabam adquirindo alguma deficiência física, com destaque para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Sé. Saiba mais: CER III Sé:

Oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial, como o caso de pessoas que sofreram acidente de trânsito e, eventualmente, adquiriram uma deficiência física. No CER, quase 3,5 mil pacientes são atendidos pelas equipes do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), cujo objetivo é apoiar esses usuários na busca por autonomia.


De maneira geral, os pacientes são encaminhados a esse equipamento de saúde após darem entrada no SUS, em UBS, por exemplo, onde são acolhidos, examinados e direcionados de acordo com suas necessidades. Outra frente de atuação é o fornecimento de aparelhos e equipamentos, como cadeiras de rodas, por exemplo.


A equipe multiprofissional do CER III Sé é composta por seis fonoaudiólogos (dois especialistas em audição e outros quatro em reabilitação física e intelectual), quatro terapeutas ocupacionais, cinco fisioterapeutas, três psicólogos, dois enfermeiros e dois neurologistas (adulto e pediátrico), além de ortopedista, otorrinolaringologista e assistente social.


“No CER III Sé, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que desenvolve junto a cada usuário um Plano Terapêutico Singular. Trata-se de um conjunto de propostas e condutas terapêuticas pensadas de acordo com o quadro individual do paciente”, explica Juliana Magalhães Brasil, gestora da unidade.

A AFNE sabe da importância da conscientização sobre um trânsito mais seguro e apoia essa causa!

19 views0 comments
bottom of page