top of page
Search
  • afneprojetos

25 de outubro - Dia do Cirurgião Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal




Hoje, 25 de outubro, é o Dia do Cirurgião Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Em 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil e, por conta disso, surgiu a divulgação em alusão a data.


Também por conta do Dia do Cirurgião Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, nesta semana a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está promovendo a 2ª edição da Virada Odontológica.


Estão sendo desenvolvidas ações voltadas à prevenção da saúde bucal como, por exemplo, entrega de materiais didáticos voltados à saúde bucal, kits de higiene oral e orientações de autoexame para prevenção do câncer de boca, nas centenas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam atendimentos odontológicos na rede municipal. A AFNE participa nas UBS localizadas na região central de São Paulo.



Confira entrevista com André Serra da Clara, cirurgião dentista do Centro de Cuidados Odontológicos (CCO):

1 - Nos conte um pouco sobre a sua rotina de trabalho. Como é trabalhar na saúde bucal? Trabalhar com saúde bucal é incrível. Trata-se de um sentimento gratificante e alegre, principalmente quando consigo devolver o sorriso dos usuários e também aliviar a dor dele em casos agudos.


2 - O que te motiva todos os dias ao acordar, levantar e ir trabalhar? Saber que fazemos a diferença na vida dos usuários prestando um serviço de qualidade e excelência. E que se não fosse o nosso serviço e o SUS esse paciente não teria condições de cuidar da sua saúde bucal.


3 - Como você se vê daqui a 5 anos? Quais os seus planos na área profissional? Me vejo atuando no SUS como cirurgião dentista.


4 - Cite algum episódio no seu trabalho que tenha sido motivo de orgulho para você ou para os seus colegas. Por exemplo, participar da Jornada Odontológica. Recebi uma usuária com necessidade especial e com fala pouco desenvolvida. Como profissional sempre nos perguntamos qual a melhor abordagem frente a esse desafio e qual a melhor forma de estabelecer vínculo. No final do tratamento na Atenção Básica a paciente me entregou uma caneca com referências a odontologia com meu nome, em forma de gratidão. E esse foi sem dúvidas o melhor presente que já recebi por seu valor intangível , repleto de significado e gratidão.


5 - Compartilhe com a gente alguma situação ou momento da sua vida particular que possa inspirar outras pessoas. Por exemplo, um trabalho voluntário ou algo que você goste muito de fazer. Amo estar em movimento, seja aprendendo coisas novas como velejar, estudando uma nova especialidade ou estando com minha família e amigos, mas sempre aproveitando a dádiva que é Viver !


6 - Deixe uma mensagem final para os seus colegas de trabalho de profissão.

Acho que a melhor mensagem seria:

Nunca deixar de acreditar no que estamos fazendo, no SUS que estamos construindo. O melhor resultado vemos na gratidão dos pacientes.


A Associação aproveita o dia de hoje para homenagear André Serra da Clara, cirurgião dentista do Centro de Cuidados Odontológicos (CCO), que representa todos os cirurgiões dentistas que trabalham na Associação e impactam positivamente a vida da população por meio do Sistema Único de Saúde.


119 views0 comments

Comments


bottom of page