top of page
Search
  • afneprojetos

25 de novembro - Dia Internacional Para Eliminação da Violência Contra a Mulher


Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional Para Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres em todo o mundo, convocando uma ação global para aumentar a conscientização, fortalecer a defesa e criar oportunidades para a discussão sobre desafios e soluções.


É importante saber que não existe somente a violência física. A própria ONU define violência contra a mulher como qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em dano físico, psicológico ou sexual, incluindo ameaças, coerção ou privação de liberdade.


A AFNE é responsável pela gestão da atenção básica no centro da cidade de São Paulo por meio de mais de 40 serviços que contemplam diversas áreas estratégicas e importantes para população, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Centro Especializado em Reabilitação (CER), entre outros. Em todas elas são realizados trabalhos em prol da saúde da mulher.


Entretanto, existem diversos canais específicos para fazer denúncias relacionadas ao tema, confira abaixo os três mais populares:


  • Ligue 180

O Ligue 180 é o principal canal de acesso aos serviços que integram a rede nacional à violência contra a mulher. É um telefone que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.


  • Polícia Militar – Ligue 190

Qualquer pessoa também pode ligar diretamente para polícia pelo telefone 190 ou ir até uma delegacia comum. No caso de ligação, será enviada uma viatura da PM até o local.


  • Delegacia de Defesa da Mulher (DDMs)

As DDMs são delegacias especializadas no atendimento às mulheres. Atualmente essas delegacias também atendem também crianças e adolescentes vítimas de violência física, moral e sexual. A cidade possui nove DDMs, dessas, sete funcionam 24 horas por dia e as outras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Veja os endereços abaixo:


4 views0 comments
bottom of page