top of page
Search
  • afneprojetos

21 de setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PCD) foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão social. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; a equidade que parte da premissa de que todo o cidadão é igual perante o SUS, e que será atendido conforme as suas necessidades; e a integralidade de assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade.


Para essa data, enquadra-se todos os tipos de deficiências (física, visual, auditiva, mental e múltipla). Trata-se de uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da integração

de todas as pessoas de maneira igualitária e equânime. A AFNE gerencia alguns serviços especializados e importantíssimos para pessoas com deficiência, confira:


Centro Especializado em Reabilitação (CER)

O CER III Sé oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. No CER, quase 3,5 mil pacientes são atendidos pelas equipes do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), cujo objetivo é apoiar esses usuários na busca por autonomia.


Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Já os CAPS, oferecem serviços de saúde mental à comunidade, com equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental. A AFNE administra os CAPS AD IV Redenção, AD III Prates, Adulto III Sé, AD III Centro, AD III Armênia, AD III Boracea e Infanto Juvenil III Sé Amorzeira,


A data foi escolhida em função da sua proximidade com o início da primavera e o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas e simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da inclusão e da participação plena de todos na sociedade. Além disso, é um convite para que nós possamos refletir: o que eu posso fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados?

24 views0 comments
bottom of page