top of page
Search
  • afneprojetos

18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial



O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, tem como principal propósito chamar a atenção para a importância da luta pela garantia dos direitos das pessoas que sofrem com transtornos mentais e difundir serviços de saúde mental e psicossocial à sociedade.


Na AFNE, a mais recente novidade é o Serviço de Cuidados Prolongados (SCP), que foi inaugurado em fevereiro pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro e pela Associação (responsável pela gestão). A unidade serve como uma extensão do serviço público de atenção psicossocial, álcool e drogas no CAPS Boracea.


Em homenagem a data, no próprio dia 18 de maio, o SCP promoverá um evento aos usuários com a programação abaixo:

9h - Palestra luta antimanicomial

10h30 - Oficina de Artes

14h00 - Sarau

16h00 - Karaokê

18h30 - Dinâmica de Grupo


Além disso, a AFNE gerencia 07 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na região central de São Paulo. São unidades especializadas em saúde mental que oferecem atendimento a pessoas com transtornos mentais, incluindo aqueles que apresentam problemas graves e persistentes. O atendimento nestas unidades é realizado por equipes multidisciplinares compostas por profissionais como psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros.


Os serviços oferecidos incluem consultas individuais, grupos terapêuticos, oficinas terapêuticas, atividades culturais, entre outras intervenções. O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea ou encaminhamento de serviços de saúde ou assistência social. Além disso, os CAPS também oferecem atendimento domiciliar para pessoas com dificuldades de se deslocar até a unidade.



22 views0 comments
bottom of page