- afneprojetos
10 de novembro - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Com objetivo de combater esse diagnóstico, hoje, 10 de novembro, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data foi instituída para educar, conscientizar e prevenir a população brasileira para os problemas advindos desse problema.
A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas.
Como prevenir:
- Ao notar problema na audição, procure o quanto antes um fonoaudiólogo:
- Não introduza objetos nos ouvidos;
- Cuidado com o uso em excesso de cotonetes;
- Evite ambientes com ruído excessivo, especialmente por tempo prolongado;
- Evite ouvir música em volume muito alto.
Na AFNE, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Sé, possui fonoaudiólogos especializados em tratamentos para surdez. O CER II Sé é voltado para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial.
Cartilha ''Conhecer Para Incluir''
Muitas vezes o termo “surdo-mudo” é utilizado de forma incorreta para se referir a uma pessoa surda. Esse termo não existe e é incorreto. Essa e muitas outras dicas de como se referir ao deficiente auditivo está presente na cartilha ''Conhecer Para Incluir'', desenvolvida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
Saiba mais em: https://bit.ly/3WQOAQL