top of page
Search
  • afneprojetos

05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente



Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 para analisar os problemas ambientais em todo o planeta e discutir a melhor forma de solucioná-los. No mundo inteiro, diversas organizações, associações, empresas e movimentos apoiam e promovem a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural de seus respectivos países, realizando ações de proteção e preservação do meio ambiente.

A AFNE conta com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), contínuo processo de capacitação para apropriação, reconhecimento socioambiental e sustentabilidade das intervenções no território que tem como objetivo fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à promoção e proteção da saúde da população.


O PAVS trabalha com uma agenda integrada, com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde e meio ambiente, tendo como eixo o fortalecimento da intersetorialidade no nível local, a sustentabilidade das intervenções no território e o empoderamento e efetiva participação da comunidade, buscando evidenciar os determinantes do processo saúde- doença.


Entre 22 e 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde da supervisão Sé, realizou ações durante a Semana do Brincar com o tema meio ambiente. A equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS, juntamente com a equipe multiprofissional e os Agentes Comunitários de Saúde, desenvolveram as seguintes atividades: caça ao Aedes, amarelinha de pé e mão, lixo ao alvo e trilha da saúde. Essas ações foram planejadas para resgatar a cultura do brincar utilizando materiais recicláveis em espaços que interagem com o meio ambiente. Já em 1 de junho, a UBS Humaitá com o apoio do PAVS Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou uma ação de revitalização da rua Laerte próximo ao viaduto Jaceguai, com o plantio de 300 mudas em parceria com a Sustentare, subprefeitura e moradores do território.


Além disso, o PAVS vai ter uma agenda extensa de ações durante todo o mês, confira:


5 views0 comments
bottom of page